2.03.2010

Os benefícios da drenagem linfática



Nesta altura as alterações de ânimo são frequentes, o stresse acumulado, más posturas combinadas com uma vida sedentária pedem-lhe a si, que se permita a uma massagem que conjugue não só o bem-estar e o relaxamento, mas que os resultados também se reflictam no seu corpo. Minhas senhoras, a vossa aliada nesta Primavera é a Drenagem Linfática.

O sistema linfático é um sistema circulatório paralelo ao sanguíneo e é onde se encontram a maioria das toxinas que o nosso corpo tende a acumular. Também é através do sistema linfático que as podemos expulsar. As condições diárias da vida laboral, a falta de exercício físico, as más posturas, não permitem que expulsemos as toxinas que acumulamos pela alimentação incorrecta, ambientes poluídos, tabaco, e outras substâncias. Não é de estranhar que nos sintamos muitas vezes, sem energia, com pouca vontade para nos levantarmos de manhã, as pernas cansadas, aspecto desvitalizado, tudo isto aliado a uma sensação de irritação constante. Saiba que pode estar assim porque tem demasiadas toxinas em si que não lhe permitem desfrutar os dias, lhe roubam energia e envelhecem precocemente.

O que é?


A drenagem linfática é um método fisioterapêutico que “limpa” o organismo. Com a drenagem linfática consegue-se uma desobstrução e limpeza do sistema linfático, responsável pela drenagem diária de cerca de 3 litros de linfa (líquido que retira as impurezas do sangue). Este método fisioterapêutico realiza-se com pressões suaves, lentas, intervaladas seguindo o trajecto do sistema linfático.


A massagem além de extremamente relaxante, ajuda a melhorar a oxigenação das células, a circulação sanguínea e a eliminar toxinas. Funciona também como analgésico em quadros de reumatismo, artrites e fibromialgia. Este método proporciona a regeneração e a defesa dos tecidos, aumentando a diurese e a eliminação de toxinas, desenvolvendo o equilíbrio do organismo.


Como é a massagem de drenagem linfática?


É muito importante perceber que esta não deve ser uma massagem profunda. Na Drenagem Linfática procura-se actuar sobre os tecidos mais superficiais forçando, por pressão, seus líquidos, intracelular e intersticial, a transformarem-se em linfa que acabará impulsionando a linfa dos vasos mais profundos e com isto libertando as toxinas paradas no corpo. Sendo assim, esta massagem terapêutica terá de ser "suave" o suficiente para não interferir no tecido muscular nem no sistema venoso, mas com pressão suficiente para manipular os líquidos dos tecidos superficiais espremendo-os para que se forme linfa que será recolhida pelos capilares e conduzida para os vasos profundos.

O profissional que faz a massagem, utiliza toques suaves com as palmas das mãos e pontas dos dedos por todo o corpo, num ritmo e sequência próprios com o objectivo de movimentar a linfa em direcção aos gânglios.


A Drenagem Linfática é realizada à base de pressões com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo. As manobras são muito suaves e superficiais com movimentos de deslizamento sobre o trajecto dos vasos linfáticos, e de compressão e descompressão (bombeamento) na região dos gânglios linfáticos: virilhas, umbigo, axilas e pescoço. A pressão exercida deve seguir sempre o sentido fisiológico da drenagem, ou seja, dos membros em direcção ao tronco. Já no rosto os pontos de drenagem encontram-se nas têmporas, cantos internos e externos dos olhos e na zona que circunda as orelhas e lábios. O sentido da massagem deve ser feito do centro para fora. Nos gânglios, estas toxinas e impurezas que se encontravam presas em várias partes do corpo e rosto, são eliminadas.


Esta terapêutica não tem contra-indicações e pode ser feita todos os dias, embora na maioria das clínicas seja aconselhada uma frequência de duas a três sessões por semana. Cada sessão dura cerca de 50 minutos.


Que resultados se obtêm?


Como são eliminadas progressivamente as toxinas dos tecidos, observa-se a uma melhoria significativa do aspecto da pele, bem como um desinchaço geral. Os resultados são visíveis em poucas sessões e os benefícios para a saúde em geral são imensos. A Drenagem Linfática faz com que os líquidos do corpo circulem e a principal consequência é a regeneração e reestruturação da pele, vinda a partir de dentro. Por isso, para além do relaxamento profundo e do reequilíbrio energético do organismo, os resultados também se notam no corpo. A drenagem linfática é das melhores terapeuticas quer para manter a juventude quer para manter o sistema imunitário activo, bem como para gerar bem-estar a todos os níveis.

Fonte: Corporacion Dermoestética