11.26.2009

LEITE: UM ALIMENTO ESSENCIAL

Os iogurtes, a manteiga, a nata, os batidos ou o queijo tem as mesmas propriedades que o leite e proporcionam uma quantidade considerável de vitaminas e minerais ao nosso organismo. No entanto apesar das suas múltiplas vantagens, devem consumir-se com moderação e de preferência desnatados já que representam um consumo calórico muito alto.

O LEITE É UMA SEGREGAÇÃO GLANDULAR CARACTERÍSTICA DE TODOS OS MAMÍFEROS, CUJO AS FÊMEAS POSSUEM GLÂNDULAS MAMARIAS DESTINADAS A ALIMENTAR AS SUAS CRIAS NAS PRIMEIRAS ETAPAS DA VIDA. UMA VEZ QUE A CRIA ALCANÇA O DESENVOLVIMENTO SUFICIENTE PARA ALIMENTAR-SE DE MANEIRA AUTÓNOMA, O LEITE É ABANDONADO E NÃO VOLTARÁ A SER UTILIZADO NA IDADE ADULTA. O HOMEM É O ÚNICO MAMÍFERO QUE CONSOME LEITE DURANTE TODA A VIDA.

A maioria das crianças à medida que cresce perde a enzima que permite digerir a lactose do leite, como evento natural do seu desenvolvimento que coincide com o desmame. É por esta razão que muitas pessoas ao chegar à idade adulta não digerem nem assimilam correctamente o leite dos produtos lácteos. Neste sentido são cada vez mais os tipos de leite disponíveis para as pessoas que apresentam intolerância à lactose ou que necessitam complementar a sua alimentação com leites enriquecidos para suprimir carências de cálcio ou vitamínicas.
Vamos ajuda-lo/a a conhecer uma grande variedade de tipos de leite para que possa eleger o que melhor se adapta às suas necessidades.
Leite com omega-3 e ácido oleico: Substituem a gordura característica do leite de vaca, que é sobretudo saturada, e o colesterol por gorduras do tipo mono-saturado ou poli-saturado como os ácidos gordos oleicos e o omega-3. É uma fonte dietética interessante, em especial para quem sofre de alergia ao peixe ou não consome de modo habitual os peixes de tecido branco, ou alimentos ricos em ácidos gordos insaturados.


* Leite rico em cálcio: Contem entre 160 a 170 miligramas de cálcio, mineral essencial para o organismo, por cada 100 mililitros, vantajoso face às 120 miligramas do leite convencional. Estes leites enriquecidos em cálcio podem ainda conter, aditivos de magnésio e vitaminas A, D e E.
* Leite rico em magnésio: O magnésio é um mineral essencial, que tal como o cálcio também faz parte dos ossos e dentes. Algumas investigações sugerem que o magnésio tenha um papel destacado na prevenção e redução da Osteoprose.
* Leite com geleia real: Possui um efeito estimulante, tonificante e reequilibrador do sistema nervoso, melhora a circulação e contribui para regularizar os transtornos digestivos. Também tem uma acção anti-microbiana, porque favorece o sistema imonológico.
* Leite digestivo ou com baixo índice de lactose: Indicado para pessoas com intolerância à lactose, o açúcar do próprio leite. Se lhe é adicionada a lactase – enzima – ao leite, provoca a ruptura da lactose nos seus componentes básicos: glucose e galactose. Por este motivo o seu sabor é mais adocicado que o leite tradicional.
* O leite de soja e o tofu são alternativos óptimos para substituir os lácteos, porque são extremamente digestivos, fonte de vitaminas e minerais e também ricos em proteínas da melhor qualidade. O leite de soja não contem nem lactose nem colesterol.
* O leite de amêndoa: É muito benéfico ao nível cardiovascular quando há índices elevados de triglicéridos ou colesterol. É muito utilizado nos doentes em recuperação pós-operatória já que o doente necessita de alimentos que o nutram, mas que tenham fácil digestão.