A Corporación Dermoestética desenvolveu um programa nutricional que é pessoal e intransmissível e que para além de ajudar a perder peso, ajuda-o/a a recuperar saúde, energia e vitalidade. Com um acompanhamento médico semanal ou quinzenal, estabelece-se um compromisso reciproco de actuação dirigida aos resultados. Assim, numa consulta médica nestas clinicas, o paciente não só descobre que uma dieta é desenhada especialmente para si, como pode ajusta-la sempre que houver necessidade. Nestas consultas também aprenderá a comer correctamente e a controlar pessoalmente o seu programa nutricional. Dar-lhe-emos a conhecer quais os alimentos que para além de engordarem também lhe prejudicam a saúde. Também vão ensinar-lhe o que pedir em festas, almoços e jantares fora de casa e que compensações deve fazer quando se permitir a uma tentação.
Alguns conselhos que pode ouvir nestas consultas:
• Um pequeno-almoço consistente é muito importante. O pequeno-almoço deve conter cerca de 20% dos alimentos diários, pois durante o sono não houve ingestão, o corpo está em desequilibro e prestes a enfrentar um dia de trabalho. Deve ser composto por proteínas lácteas (iogurte, leite, queijo magro) e vegetais (cereais integrais sem açúcar). Habitue-se a mastigar a fruta em vez de ingeri-la em sumos pois as fibras contidas no fruto não se perdem.
• Muita água. Dois litros de água por dia é metade do caminho feito para ter um dia saudável. A água limpa o seu organismo das toxinas e mantêm o corpo e os seus sistemas de excreção em funcionamento regular. Lembre-se que quando sente sede é sinal que já está em desidratação. Não se permita a sentir sede.
• Mais refeições ao longo do dia, mas menores. Habitue-se a comer em pratos pequenos e a fazer da refeição um momento de descanso. Mastigue devagar. Sabia que a sensação de saciedade é uma informação dada pelo cérebro e demora cerca de 20 minutos a ser transmitida após o inicio da mastigação. Nada mais desequilibrado que comer em pé e a correr. Entre refeições coma uma peça de fruta ou um iogurte magro ou duas bolachas integrais.
• Habitue-se a ler as grelhas de informação calórica nos alimentos.
• Nunca faça compras quando estiver com fome. Faça as suas compras sempre depois de uma boa refeição.
• Evite comer carbo-hidratos de absorção rápida (fruta, sumos e bolos) antes de ir dormir. Os carbo-hidratos são açucares que rápidamente entram em circulação, pelo que se permanecem no organismo inactivo transformam-se em gordura.
• Uma das conclusões a que os nutricionistas chegam sobre pessoas com excesso de peso, tem a ver com o comer compulsivamente ou por compensação emocional. Muitas pessoas, quando estão sozinhas em casa, comem porque não têm outra coisa que fazer. Muitas famílias, não encontrando programas comuns prolongam as refeições por ser o único momento em que conseguem reunir a família. Tente entender porque come quando não tem fome. Arranje programas interessantes para fazer: passeios pelo parque, visitas a museus, passear o cão, ler um livro na esplanada, arrumar as papeladas amontoadas há séculos, bricolage, jardinagem. Enquanto estiver entretido/a não estará a pensar em comida.
Há uma regra de distribuição de alimentos ao longo do seu dia que deve cumprir para ter uma alimentação saudável. A alimentação diária deve incluir 50-55% de frutos, cereais, verduras e leguminosas; 30-35% de gorduras de origem vegetal, poli-insaturadas; 10 a 15% de proteínas como o leite, derivados, carne, peixe e ovos. Utilize confecções simples (cozidos, grelhados, assados no forno evitando os fritos e refogados).
Por todas estas razões é necessário que as pessoas reconheçam não só a importância destes alimentos, mas que os introduzam dia após dia na sua alimentação. Temos de consciencializar-nos de que comer bem, conseguir um peso normal e estar em boa-forma não é só uma questão de estética, mas também de saúde. Se cada um fizer a sua parte para combater os males que afectam a humanidade, estamos a contribuir para nós, mas também para um mundo melhor.

