1.19.2010

Alimentos depurativos depois dos excessos natalícios


As festas de família, os jantares de empresa, as comemorações com os amigos, demasiados compromissos gastronómicos para o nosso estômago. É o momento para dar-lhe um descanso. Não se trata apenas de perder os quilinhos que se ganhou, mas sobretudo libertar as toxinas acumuladas e devolver ao corpo o bem-estar e o equilíbrio perdidos durante estas festas.


O primeiro passo é voltar rapidamente à rotina alimentar e retomar os nossos horários habituais de refeição. E se isto não for o suficiente para reequilibrar o organismo então devemos iniciar um tratamento efectivo para depurar o organismo.

Numa dieta do tipo depurativo o mais efectivo é consumir muitas frutas e verduras, porque são as melhores aliadas para eliminar toxinas. Por outro lado desaconselha-se o consumo ou o abuso de outros produtos como o café, o álcool, os produtos lácteos, as carnes que contêm gorduras e os alimentos processados e em conserva.

 

Ainda que estas ideias já esteja mais que vincada, nunca é demais relembrar a importância dos legumes, cereais, frutas e verduras. Realizar exercício físico, passeios ao ar livre, beber muita água mineral e colocar um ponto final nos maus hábitos como o tabaco e o álcool são outras recomendações essenciais para recuperar.



Nas compras eleja sempre as frutas, verduras e legumes da época já que são mais nutritivas e saborosas, e inclusivamente, podem encontrar-se no mercado a melhor preço que noutras épocas do ano.



Organize-se de forma a começar bem o dia. Um bom pequeno-almoço, um almoço correcto e um jantar ligeiro... a estes some uma merenda matinal e um lanche a meio da tarde. Contra o que se costuma dizer, repartir bem os alimentos por cinco a seis refeições é muito mais benéfico do que saltar uma delas. Quando não comemos o metabolismo basal fica inibido e queima poucas calorias, fazendo exactamente o contrário do que se pretende: em vez de emagrecer, pode inclusivamente engordar.



A dieta mediterrânea que consumimos no nosso país é muito correcta: legume, arroz ou massa, vegetais e hortaliças, azeite, muito peixe, pouca carne e fruta em abundância.



E se com estes cuidados ainda continuar com algum peso em excesso, então procure os profissionais qualificados para desenhar uma solução específica para o seu caso.