2.11.2010

Estima-se que um terço da população portuguesa sofra de varizes



Normalmente as varizes aparecem nos membros inferiores. A razão porque isto acontece é porque as veias nos membros inferiores têm a função de levar o sangue de volta ao coração.

Devido à acção da gravidade, vida sedentária e excesso de peso, as válvulas existentes nas veias tornam-se insuficientes para travar o retorno do sangue criando bolsas e acumulações – as varizes. Essas bolsas acumulam o sangue que fica estagnado e vão tornando-se mais dilatadas e visíveis.

As varizes são mais frequentes nas mulheres do que no homens, muito devido às alterações hormonais, alterações de peso, e fisiologia. Estudos apontam que a herança genética também é um factor importante para a vulnerabilidade das pessoas para terem varizes. As varizes também são acompanhadas de outros sintomas aos quais devemos estar atentos: inchaço, sensação de pernas cansadas, dores nas articulações e caimbrãs nocturnas.
A prevenção é essencial: andar todos os dias para criar o chamado “coração plantar” em que a planta do pé ao embater no chão recria, o movimento de batimento cardíaco. Usar roupa confortável, ter uma alimentação pobre em gorduras e sal para evitar a retenção de líquidos e evitar estar em pé durante períodos muito longos. E quando elas já apareceram... Quanto mais cedo as começar a tratar melhor.

 

Os tratamentos

Vasculight

A principal inovação que apresenta o tratamento Vasculight é a sua capacidade de penetração, que nos permite aceder até 7mm de profundidade, e poder eliminar varizes até 5 mm de diâmetro. Com estas propriedades, o Vasculight é uma ferramenta indispensável para o cirurgião vascular ou para o médico estético na eliminação das varizes superficiais.


Esclerose

Este tratamento é realizado com a injecção de uma determinada substância que vai secar a variz, obrigando a veia a criar uma nova. É feita em apenas uma sessão, e o uso de meias elásticas de descanço, a seguir ao tratamento, é essencial.

 
Cirurgia vascular

Nas situações mais complicadas, em que as varizes já estão muito desenvolvidas e com vários tipos de ramificação, a cirurgia vascular é o tratamento indicado. Esta cirurgia requer internamento e anestesia e o pós-operatório é incómodo, já que os membros inferiores requerem imobilização durante uns dias. As veias doentes são totalmente retiradas e o organismo, nos meses seguintes cria veias novas que substituem as que forma retiradas.

Contactos úteis: Corporación Dermoestética em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Aveiro – 707 25 25 25