O jejum é assunto tabu para todos os nutricionistas. No entanto eu sou de opinião que se bem feito e com o devido acompanhamento médico pode ser uma boa ajuda em termos de motivação para o paciente que quer perder peso.
Só pode fazer jajum aquela pessoa que goza de boa saúde e não tem carências vitaminicas. Está portanto totalmente barrado pessoas com anemia, cansaço crónico deficiencia de magnésio ou sofre de caimbras.
De um modo geral o Jejum total está totalmente contra-indicado, mas fazer um fim de semana a caldos muito líquidos de cenoura e alho francês, sem sal, bebendo muita água pode ser uma boa forma de começar uma dieta tendo logo resultados vísiveis: de certeza menos um quilo, desinchaço geral e motivação a rodos. É claro que se vai sentir um pouco mais cansada, mas logo passa.
Na semana seguinte a este jejum de dois dias, opte por uma dieta líquida: sopas, caldos, chá verde, iogurtes, batidos com leite magro e sem açucar. Durante esta semana deverá perder mais um quilo.
Na segunda semana vá introduzindo alimentos sólidos, mas pouco calóricos: saladas variadas, meio pão de manhã, uma bolacha maria a meio da tarde... E sempre, sempre muita água!
Vai ter um resultadão.
