As empresas estão a mudar. Em Portugal há já muito tempo que praticamos o horário europeu que normalmente dá-nos cerca de uma hora para a refeição principal a meio da jornada de trabalho. Este horário convida a comer no escritório quase todos os dias. E levar o almoço para o trabalho é meio caminho andado para a dieta. Junte-se ao clube da marmita!
É cada vez mais comum, dadas as distâncias dos postos de trabalho ou da jornada laboral intensiva, as pessoas acabarem por ficar no escritório à hora do almoço. Uma imagem tão habitual em Nova York como a dos executivos a comer no Central Park com a sua lancheira, passou a ser também uma tradição na Europa.
Se sair para comer, e se o clima o permitir, há que fazê-lo ao ar livre. Permitir-lhe-á desligar do trabalho, criando um intervalo na jornada laboral, combatendo o sedentarismo, e além disso ficará sempre mais barato e mais saudável do que comer num restaurante.
Mas para não cair no aborrecimento e maus hábitos alimentares é muito importante organizar-se, ser original e reservar um tempo para planificar os menus. Desta forma, será mais fácil manter uma dieta equilibrada e garantir todos os nutrientes de que necessitamos. Pode cozinhar apenas uma vez por semana, ao sábado e depois congelar o que puder. Desta forma, comer bem, não lhe ocupará muito tempo.
Sobretudo não deve cair no erro de petiscar qualquer coisa na mesa de trabalho, em frente ao computador e “comer muito” quando chegar a casa. Para além de ser prejudicial para o aparelho digestivo, pode acumular calorias desnecessárias que se traduzem em quilos em excesso e que custam tanto a perder. O momento de comer deve ser prezado.
Outro truque é ter sempre sopa - que acalma o estomago e sabe tão bem no inverno - e saladas pré-lavadas, prontas a juntar con dois ou três ingredientes: camarões, atum, mozzarella ou pinhões.
Um conselho para não cair na rotina de “enganar o estômago”: Mude de recipientes frequentemente ou reserve um para cada tipo de comida. Existem no mercado recipientes com várias secções para os diferentes ingredientes e com fecho hermético que lhe vão facilitar o transporte dos alimentos.
