1.22.2010

Amigos da dieta: cogumelos

Apreciados desde a antiguidade, os cogumelos são um alimento muito interessante para as pessoas que desejam deleitar-se com o seu paladar, mas com pouquíssimas calorias. Além do seu intenso sabor, os cogumelos contêm vitaminas e minerais como o iodo, o potássio ou o fósforo que ajudam a manter sãos tanto os ossos como os tecidos. Um alimento completo que alcança o seu máximo esplendor nos meses posteriores ao Verão.




O consumo de cogumelos remonta a tempos imemoráveis. Os gregos incluíam-nos na sua dieta e os antigos romanos eram grandes conhecedores das suas propriedades, tanto gastronómicas como tóxicas, não podemos esquecer que a lenda diz que o imperador Cláudio morreu assassinado por ingerir cogumelos venenosos. Mas também eram muito conhecidos noutras culturas, especialmente a Celta, que os usava pelos seus poderes alucinógenios. Mas, à parte das possíveis conotações negativas, os cogumelos são o alimento ideal pois tem um conteúdo muito rico em àgua e 100 grs. Têm apenas 20 calorias. Além disso contêm uma grande quantidade de minerais e vitaminas.



Fonte de vitaminas



As propriedades nutritivas dos cogumelos são abundantes e variadas. Por exemplo, contêm altas quantidades de vitaminas do grupo B, tanto B2 como B3, muito importantes para a criação de anticorpos e de glóbulos vermelhos e fundamentais para a produção de energia e no processo de crescimento.



Por outro lado, também são uma fonte de alguns minerais imprescindíveis como o iodo, potássio e fósforo. O iodo ajuda nos processos de crescimento e é um elemento indispensável para o bom funcionamento do sistema metabólico, pois regula a glândula tiróide. Por outro lado, o potássio é um mineral necessário para o desenvolvimento correcto da actividade muscular e para regular e gerar os impulsos nervosos. Por último, o fósforo é a chave para manter a saúde dos ossos e dentes.



E no que se refere a vitaminas, os cogumelos são campeões, já que além de vitaminas B1 e B2, contem vitamina C, que ajuda ao desenvolvimento dos dentes, gengivas e ossos, a produção de colágenio e a cicatrização de feridas. E vitamina K, fundamental no processo de coagulação do sangue e ácido nicotínico, muito benéfico para prevenir as doenças de pele.



Propriedades curativas



Além dos seus nutrientes, numerosos estudos confirmaram os benefícios dos fungos para a saúde, tais como a sua capacidade para controlar o colesterol ou os seus efeitos anti-inflamatórios. Mas eventualmente a sua principal capacidade, e que grande contributo deu à medicina, veio através da mão de Alexander Fleming e da penicilina. Este cientista descobriu em 1928, de forma casual, que um fungo travava o crescimento de algumas bactérias prejudiciais. Este passo da medicina salvou muitas vidas e actualmente é um dos antibióticos mais utilizados.



Sem duvida, a pesar dos seus benefícios, algumas variedades são tóxicas, por isso há que ter cuidado e adquirir os cogumelos em locais de confiança. Evite comprá-las em locais improvisados e, se sair para o campo à procura dos cogumelos este fim-de-semana, deverá colher apenas aqueles que conheça ou fazê-lo com um conhecedor certificado, já que no nosso país os que são comestíveis são facilmente confundidos com os toxicos. E, se ao chegar a casa descobrir que um cogumelo se “juntou” ao seu cesto, não hesite em deitar todos fora, pois as esporas desse podem ter contaminado todos os outros.

Fonte: unidade de combate à obesidade da Corporación Dermoestética