1.31.2010

Orçamento calórico





Todos os meses temos o nosso ordenado, fontes de rendimento, mas também os gastos fixos e contas para pagar. Se ganha mais do que gasta irá sobrar-lhe capital e engordará a sua conta corrente e vice-versa, se consome mais do que ganha estará a utilizar o dinheiro das suas poupanças e por essa razão emagrecendo-a claramente.



Isto é exactamente o que se passa com o nosso corpo: as calorias de que o nosso corpo necessita para nos mantermos saudáveis são as “fontes de rendimento, e aos gastos fixos chamamos de metabolismo basal.



Desta forma, se recebemos mais calorias do que aquelas que gastamos a nossa conta corrente engorda, essas colorias ficam guardadas em forma de gordura e ganhamos peso. Por outro lado, se recebemos menos calorias do que as que gastamos, teremos de tirar das nossas poupanças, (normalmente situadas no abdómen, ancas e braços, e emagreceremos.

 

Nas nossas finanças a moeda é o Euro, em nutrição a moeda é a calorias. Mas aqui surge outra questão. Para além das calorias o seu corpo necessita de nutrir-se com elementos e nutrientes diferenciados: vitaminas, oligo-alimentos, minerais, fibras... para manter ou recuperar a saúde. Por esta razão as dietas devem ser razoáveis e dar uma variedade de alimentos variada de forma a constituir uma dieta equilibrada.

 

O nosso conselho é que não caía nessas cantigas de passar um dia inteiro a comer donuts. Se quer emagrecer com saúde deve procurar os profissionais médicos adequados que estudarão detalhadamente o seu caso e lhe elaborarão uma dieta personalizada que o vai ajudar a perder peso de maneira sã e controlada, sem pôr em jogo a sua saúde.


Fonte: Corporacion Dermoestética